Cada visita, uma história

Nossa semana foi intensa. Estamos cansados, mas realizados. Desde segunda-feira nosso trabalho se resume em atividades com as crianças, visitações e reforma de alguns espaços na Igreja Adventista de Terra Preta e também na revitalização da sala dos professores e uma sala de aula na escola local. Nos dividimos em equipes e fizemos um rodízio para desenvolver tais atividades.

Sorrisos e olhares de alegria são os presentes que recebemos das crianças todos os dias. Elas gostam muito das atividades que promovemos, como pintura facial, guerra de bexiga, brincadeira com bola e outras. Aqui a gente volta a ser criança com tanta dinâmica, afinal, já faz um tempo que não brincamos desse jeito. É bom demais!

As reformas/revitalizações foram concluídas, e a Igreja e a escola ficaram mais aconchegantes. Mas o que eu estou ansioso para compartilhar com você são algumas histórias que conhecemos com as visitações. Aliás, de todo o trabalho que realizamos aqui, visitar os moradores da comunidade Terra Preta tem sido muito especial.

A dona Valda, por exemplo, nos recebeu com muita hospitalidade. Ela é deficiente visual desde os 11 anos de idade. Apesar de não enxergar nada, faz de tudo. Cozinha, costura e acorda cedo para orar. No dia em que a visitamos, a convidamos para que fosse ao evangelismo à noite. Para nossa surpresa, dona Valda não apenas compareceu, mas estava acompanhada da filha. Que alegria!

Por aqui as atividades não param. Na quarta-feira até tomamos um banho de rio para refrescar. Ao longo da semana, as equipes fazem visitas de manhã e à tarde às pessoas que estão tomando a decisão de estudar a Bíblia e ser batizadas, como resultado das noites de evangelismo que estão sendo conduzidas pelo pastor Raimundo Gonçalves. Cada dia o centro comunitário, local onde realizamos os cultos, recebem mais moradores. Tem sido uma bênção!

Visitar os moradores de Terra Preta traz um aprendizado enorme pra gente. É muito bom ter esse contato humanizado. Sentamos para conversar com eles, que abrem o coração e contam suas histórias de vida e suas dificuldades. O pastor Raimundo até comentou com nossa equipe que a expectativa de receber essas pessoas à noite, no evangelismo, após as visitas, é contagiante.

A Luísa também nos recebeu muito bem. Descobrimos que seu marido é alcoólatra. Assim como nas outras visitas, proferimos a ela palavras de conforto e esperança. E claro que oramos pedindo a Deus libertação do vício do álcool para seu esposo.

Dona Risa não é adventista, mas é uma missionária. A Bíblia dela está bem desgastada, de tanto que a usa para estudar. Risa está ansiosa para ganhar uma Bíblia nova. Ela visita os moradores e ora com eles, e nos contou a maior alegria que recebeu nesta semana: o marido não é cristão, mas aceitou ouvir sobre Jesus pela primeira vez. Deus seja louvado!

Mauro, Yara e Yasmim são uma família bem especial. Oramos principalmente pela Yara, que está grávida de sete meses.

Já o seu Almiro é um morador antigo da comunidade. No caso dele, a visita ocorreu na rua. Às vezes acontece de encontrarmos as pessoas pelo caminho e seja onde estiverem, paramos para conversar com elas.

O artesanato que a Samara e o Renato confeccionam nos deixou de queixo caído por tanto capricho. Eles vendem os itens que produzem para ganhar o sustento.

O casal Nildo e Maria já foi membro da Igreja Adventista. Depois de algum tempo afastados, eles planejam voltar. Louvado seja Deus!

A família do Giovane é adventista e ficou bem feliz com nossa visita. É assim que as pessoas se sentem acolhidas, e nós, voluntários missionários, somos os mais beneficiados. Quantas experiências. Temos a certeza de que não voltaremos os mesmos para casa.

Nossa jornada em Terra Preta está acabando. Neste sábado nos despedimos da comunidade. Confesso, já estamos com muita saudade das crianças e de todas as pessoas que moram aqui.

"Visitar os moradores de Terra Preta e ouvir suas histórias proporciona alívio a eles, porque tem alguém ali para ouvi-los. É impressionante. Dessa experiência, nós, voluntários, somos os mais beneficiados."

Pr. Raimundo Gonçalves

Confira algumas fotos da nossa jornada e acompanhe-nos no Instagram @voluntariosUCB para ficar por dentro de tudo: