O secretário local deverá manter atualizada toda a movimentação de membros no ACMS ao longo do ano, acompanhando o painel inicial do ACMS. Isso inclui transferências, disciplinas, desaparecimentos e falecimentos.
O secretário distrital realizará a verificação semestral no ACMS.
Entre as principais atividades frequentes de um secretário de igreja, segundo o Guia de Secretaria de Igreja (GSI) está: “Verificar o controle de Cartas de Transferências em busca de possíveis pendências (pedidos de cartas que chegaram por meio do aplicativo 7Me, cartas a serem enviadas ou recebidas)” e “Verificar a lista de membros publicados com paradeiro desconhecido e recomendar à igreja, por meio da Comissão Diretiva, o voto de remoção daqueles cuja publicação já está expirada (mais de dois anos de busca e sem sucesso)” (GSI, 2023, p. 79).
No Guia de Secretaria de Igreja (2023) é possível encontrar as orientações de como manter atualizada a movimentação de membros:
O capítulo 4 do GSI contém todas as orientações sobre a transferência de membros (p. 31-41). Lembre-se de que, segundo o Manual da Igreja, “Uma carta de transferência é válida por seis meses a partir da data de emissão” (Manual da Igreja, p. 59). Portanto, é fundamental concluir todo o processo de transferência dentro desse prazo máximo.
Na página inicial do ACMS há um painel de transferências. O secretário pode verificar se há alguma pendência relacionada às transferências de sua igreja. Caso exista alguma transferência pendente, é possível clicar em "Ver Detalhes" para escolher quais ações tomar em relação à transferência listada:
1) O capítulo 6 do GSI trata sobre o processo da disciplina (p. 47-53);
2) Orientações sobre como proceder em caso de membros com paradeiro desconhecido estão nas páginas 43, 44, 83 e 84 do GSI;
3) No caso de falecimento de membros o GSI traz orientações na página 42.
Outra forma de acessar as Transferências é pelo menu Membro > Transferência:
O capítulo 6 do GSI aborda o processo de disciplina (p. 47-53). Lembre-se de que “após o voto da reunião administrativa da igreja, no caso de disciplina por censura, o secretário da igreja deve registrar a disciplina do membro no Registro de Membros da igreja no ACMS, especificando o período da censura” e “no caso de disciplina por remoção, o secretário da igreja deverá remover o nome do Registro de Membros no ACMS” (GSI, 2023, p. 51).
No menu Membro, clique em Pesquisa / Novo. Pesquise o nome do membro a ser disciplinado e, em seguida, aplique o procedimento correspondente:
As orientações sobre como proceder em caso de membros com paradeiro desconhecido estão nas páginas 43, 44, 83 e 84 do GSI. Lembre-se de que é necessário “publicar o nome no mural da igreja e no ACMS” (GSI, 2023, p. 43).
No menu Membro, clique em Publicação de Desaparecidos e escolha a opção Nova Publicação.
Após pesquisar no sistema o nome do membro que será publicado por desaparecimento, clique em Selecionar e insira a data do desaparecimento.
Em caso de falecimento de membros, o GSI fornece orientações na página 42. Lembre-se de que: “O secretário não tem autoridade para acrescentar ou remover nomes do rol de membros sem um voto da igreja, [...], exceto no caso de falecimento do membro. Quando um membro morre, o secretário registrará a data do falecimento no rol de membros” (Manual da Igreja, 2022, p. 90).
No menu Membro clicar em Pesquisa / Novo. Pesquise o nome do membro a ser removido devido ao falecimento:
O cadastro do campo poderá avaliar a realização dessas tarefas semestralmente, utilizando o Painel de Transferência e Publicação de Desaparecidos no menu Membros. Nesses menus é possível verificar quais igrejas do campo estão realizando as transferências e as remoções por desaparecimento dentro do prazo estabelecido.
No caso das disciplinas e remoções por falecimento, o secretário distrital poderá realizar a avaliação semestralmente, durante uma reunião com os secretários do distrito.
A pontuação será atribuída após verificar se as disciplinas, registradas em atas de reuniões administrativas, foram devidamente lançadas no ACMS, além de confirmar se eventuais falecimentos ocorridos no período foram corretamente registrados no sistema.