O secretário local deverá atualizar a classificação dos membros no ACMS ao longo do ano, apresentando trimestralmente este item na Comissão Diretiva da igreja local.
O secretário distrital fará a verificação. Essa informação consta no Relatório Integrado. Mas as atas também podem servir de comprovação: 0,25 por trimestre.
Uma das parábolas mais conhecidas de Jesus é a da ovelha perdida (Mateus 18:10-14 e Lucas 15:3-7). Você pode se perguntar: qual é a relação desta parábola com a classificação dos membros? Talvez, só de pensar na pergunta já encontramos a resposta.
O pastor não somente sabia quantas ovelhas possuía, como ele as conhecia, contava e as classificava. Mais do que isso, buscava fazer o melhor para elas, conforme a necessidade de cada uma. E uma só já valia todo o esforço!
Na secretaria temos a responsabilidade de lidar com o que a igreja tem de mais precioso: seus membros. São as ovelhas por quem o Cordeiro de Deus entregou Sua vida.
No ACMS temos a lista dos membros de nossa igreja. Podemos acompanhar de perto a entrada (batismo, rebatismo e profissão de fé) e a saída (apostasia e desaparecimento). Além disso, as transferências e falecimentos são registrados nesse sistema.
Em Provérbios 27:23, o conselho de Salomão é: “Procure conhecer o estado das suas ovelhas, e cuide dos seus rebanhos.” Não precisamos nos limitar em saber quantos membros temos, mas o estado atual de cada um, visando seu cuidado, pastoreio e desenvolvimento. Isso é possível através da classificação. Por meio dessa simples ação, a secretaria pode contribuir muito com a salvação de pessoas que já foram batizadas e estão com seu nome na lista de membros. Conhecer cada membro e sua real condição é essencial para um trabalho bem-feito, realizado com intencionalidade e excelência.
Atualmente temos cinco tipos de classificação de membros no ACMS (para uma explicação mais detalhada sobre quem compõe cada grupo, consulte o Guia para Secretaria de Igreja, p. 82-84):
Para realizar este trabalho, o secretário pode contar com o auxílio do Grupo Especial de Revisão (GER), uma subcomissão que pode ser votada pela Comissão Diretiva da igreja local, especificamente com essa função. Os membros que compõem o GER podem ser o pastor, alguns anciãos (ou o diretor do grupo), secretário, tesoureiro e outro membro que conheça bem os membros da igreja local. O GER pode se reunir uma vez por ano ou uma vez por semestre para atribuir uma classificação para cada membro da igreja. O secretário colocará as mesmas informações no ACMS. A classificação proposta pelo GER deve ser analisada e aprovada pela Comissão Diretiva da igreja local (para obter mais informações sobre o trabalho que pode ser realizado pelo GER, consulte o Guia para Secretaria de Igreja, p. 80-81).
No intervalo entre as reuniões do GER, o secretário da igreja poderá atualizar a classificação constantemente, validando-a através da Comissão Diretiva. A classificação deve ser analisada pela Comissão Diretiva pelo menos uma vez a cada trimestre. Nesta análise é essencial que a Comissão Diretiva estabeleça e execute planos através de seus líderes e departamentos para o pastoreio e desenvolvimento de seus membros, com base em suas necessidades.
A classificação dos membros precisa ter duas características: ser verdadeira e atualizada.
Verdadeira porque apenas a verdade nos interessa. Um diagnóstico, por mais difícil que seja, só é relevante se for verdadeiro. Um tratamento para uma doença somente pode ser eficaz se o diagnóstico for correto.
Atualizada porque uma classificação verdadeira de seis meses atrás pode não ser mais verdade hoje. A classificação precisa ser atualizada constantemente se quisermos realizar um trabalho que gere bons resultados.
Ao manter atualizada a classificação verdadeira de cada membro, como secretaria, estamos proporcionando informação relevante para que a igreja continue realizando sua missão com excelência: preparar um povo para a volta de Jesus!
Abaixo, veja algumas imagens que indicam como realizar a classificação no ACMS: