Desbravadores

Blog

Manual de Especialidades

Nos últimos anos a Divisão Sul-Americana tem se empenhado no Manual de Especialidades. Inicialmente os trabalhos ficaram nas mãos da UCB – União Central Brasileira, que montou uma equipe para análise, correções e adaptações. Em novembro de 2011, trouxemos os trabalhos para a D.S.A.(Divisão Sul-Americana, sede administrativa da Igreja Adventista para o Brasil, Argentina, Bolívia, […]


  • Compartilhar:

Nos últimos anos a Divisão Sul-Americana tem se empenhado no Manual de Especialidades. Inicialmente os trabalhos ficaram nas mãos da UCB – União Central Brasileira, que montou uma equipe para análise, correções e adaptações.

Em novembro de 2011, trouxemos os trabalhos para a D.S.A.(Divisão Sul-Americana, sede administrativa da Igreja Adventista para o Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Peru, Paraguay, Uruguay), e criamos o Grupo de Estudos de Especialidades de Desbravadores, GEED, grupo responsável pela revisão do Manual de Especialidades, além de revisão e tradução/adaptação de português e espanhol. O trabalho era imenso e alguns líderes se voluntariaram nessa aventura, no entanto a equipe foi limitada!

Visualize abaixo o manual em capítulos

Inovação

O projeto foi completamente inovador, pois, pela primeira vez, líderes de toda a América do Sul tiveram a oportunidade de participar. Um espaço no site oficial dos Desbravadores foi aberto, para que todos os interessados pudessem enviar suas propostas de criação ou revisão de especialidades.

Os trabalhos foram concluídos em abril de 2012. Todas as especialidades do manual vigente foram revisadas. Em algumas, apenas alguns ajustes de texto foram necessários; outras foram completamente reformuladas. A ideia não foi dificultar nenhuma, mas tornar a proposta o mais completa e acessível possível.

Novidades

Uma nova área foi criada, a de ADRA, com 9 especialidades e 1 mestrado. As propostas foram traduzidas e adaptadas pela ADRA da Divisão Sul-Americana, para ficarem completamente adequadas à nossa realidade.

O Manual já está a disposição para aquisição pelos campos através da Editora SobreTudo – SP.

As especialidades dos Desbravadores, estão designadas a:

  1. Um estudo que introduz um tema.
  2. Este tema deve ter um valor prático, que conduza a um estilo de vida da pessoa que o está estudando.
  3. Deverá assistir à pessoa em seu desenvolvimento como cristão, abrangendo os aspectos sociais, emocionais, físicos e espirituais de sua vida.
  4. Deve acrescentar o amor da pessoa por seu Criador.
  5. Comprometer sua ida no serviço a Deus e à sua comunidade.
  6. Alcançar os requerimentos os quais deveriam ser entretidos e interessantes, entusiasmando o jovem para que o consiga.
  7. Deveria motivar a pessoa, com diferentes atrativos de aprendizagem, a conhecer o que a rodeia.
  8. Cada especialidade deveria estar dirigida por uma pessoa que estimule o grupo do Clube.
  9. A especialidade deveria ser completada, no máximo, em três meses.
  10. A especialidade deveria ser sobre algum tema que se possa estudar por um número muito reduzido de pessoas em um só lugar do mundo.
  11. Especialidade básica: 10 – 15 anos.
  12. Especialidade avançada: + de 16 anos. Ter a básica é pré-requisito para a avançada.
  13. Requisitos para longo tempo são modificáveis. Acampamento de 4 dias: Acampar 2 finais de semana.
  14. “Crescer em sabedoria e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”.