Missão Urbana

União Central Brasileira

COMO DESCOBRIR E ORGANIZAR UM MINISTÉRIO

Por Derson Lopes Jr – Professor, pastor e consultor. Autor dos livros “Administração da Igreja MIssional” e Gerenciamento de Projetos ao Alcance de Todos”. 

Embora ser cristão muitas vezes seja resumido a frequentar uma igreja, esse nunca foi o plano de Deus para seu povo. Um estudo do Novo Testamento, ainda que superficial, irá revelar que Deus planejou sua igreja para ser ativa e atuante e cada cristão tem um papel muito importante a executar no mundo, o qual chamamos MINISTÉRIO. É comum atribuirmos a palavra ministério apenas ao trabalho dos pastores, mas, na visão bíblica, cada crente é um ministro (I Ped 2:9).

Como descobrir e organizar então seu ministério para cumprir o propósito de Deus em sua vida? Primeiramente, é fundamental ter certeza de que você encontrou realmente seu ministério, que estará sempre relacionado a seus dons espirituais. Você sabe que está atuando de acordo com seus dons espirituais quando sua atividade está alinhada a três princípios: 1 – Você gosta de fazer – Deus não vai colocá-lo para exercer um trabalho a Seu favor que lhe traga tristeza e incomodo. Deus ama a quem O serve com alegria e exercer seus dons espirituais lhe oferecerá um senso de realização que trará paz e felicidade. 2 – Você sabe fazer – Todos recebemos pelo menos um dom, esse dom é algo que sabemos fazer de maneira especial. Não é suficiente gostar de uma atividade, você precisa de fato saber realizá-la com a qualidade necessária. 3 – Você obtém resultados – Deus oferece dons com o objetivo de promover o crescimento da igreja (Ef. 4:13-16). Ao exercer seu dom você precisa obter resultados, que podem se manifestar de diversas maneiras: pessoas auxiliadas, pessoas confortadas, estudos bíblicos oferecidos, pequenos grupos liderados, batismos, etc.

Após descobrir seus dons e ministério, será o momento de organiza-lo para que se torne atuante e revelante em sua comunidade. Seguem algumas dicas que podem auxiliá-lo a obter os resultados desejados:

1 – Defina o público-alvo: Lembre-se: quem quer ser tudo para todos não é nada para ninguém. Escolha quem seu ministério irá atender: famílias, jovens, crianças, necessitados, presos, mulheres, etc., e então conheça profundamente esse público, suas preocupações, comportamentos e aspirações, para que possa de fato alcançar seus corações e atender suas necessidades.

2 – Defina sua Contribuição: Mesmo com um público determinado, você não conseguirá atender a todas as necessidades desse grupo. Defina exatamente o que seu ministério poderá fazer por eles, como por exemplo: oferecer aconselhamento, treinamento, alimentos, recreação, etc.

3 – Planeje suas atividades: O trabalho de Deus deve ser organizado e planejado. Desenvolva um planejamento de suas atividades para um prazo definido, liste os recursos necessários e estabeleça os objetivos a serem alcançados.

4 – Trabalhe em Equipe : Sozinhos vamos mais rápido, mas em equipe vamos mais longe. Escolha pessoas habilitadas e com dons variados para compor um time com habilidades diversificadas e complementares para executar seu ministério com excelência.

5 – Avalie Resultados – Aquilo que não é avaliado não é melhorado. Procure acompanhar constantemente seu ministério e os resultados obtidos. Faça correções e adaptações para aumentar sua eficácia e busque resultados ainda mais ousados para Deus.

Servir a Deus é um privilégio! Encontrar seu ministério é uma forma de exercer a fé cristã e ser um servo de Deus nesse mundo, mostrando o amor de Jesus e conduzindo as pessoas à salvação. Não perca tempo! Comece hoje mesmo a trabalhar pelo Mestre!.